20080126

**``^^`´´++º~º~º

EREMITÉRIO REDUX

1

O meu trabalho (sou arquitecto) consiste basicamente em agradar às pessoas, em dar-lhes uma casca em que se sintam confortáveis, em dar-lhes um mundo Playmobil mais que perfeito, adaptado à sua visão e escala e em que se cumpra o meu ideal de boa arquitectura (aos postulados “firmeza, beleza e utilidade” de Vitrúvio, junto ainda as virtudes essenciais: rigor, humildade e seriedade no traço de qualquer obra).

Trabalho num espaço que se me aparenta como um "deserto" monástico (à semelhança do do Mosteiro de Santa Cruz do Buçaco, único deserto monacal em Portugal) e onde trabalho pacientemente, burilando casas, compondo maquetes e amontoando esquissos. Considero-o como o meu Taliesin, um local quase mítico e talvez divino onde as belas coisas tomam forma. Como que telúricas, nascidas da terra e mentais, imaginadas na cabeça dos homens. 


Eu gosto desta reclusão de Belgais, gosto deste ascetismo, gosto de estar retirado recolhido e escrevendo, pelo menos tentando escrever. Gosto deste eremitério como o tenho e como o têm, aqui leio e contemplo sem agravo, sem perturbações. Gosto de, por vezes, a tempos, ser eremita, ser asceta, estar sem mais nada nem ninguém, a não ser eu próprio e o meu bater de coração, o pulsar do fluxo sanguíneo e as minhas ideias, só assim as posso expulsar convenientemente, sem ruído e sem impurezas, totalmente impolutas, confessando-as ininterruptamente (pois o silêncio propicia a criatividade) sobre o papel ou pantalha. 

E assim continuaria, indefinidamente, pois a felicidade é minha. E ao construir e projectar mais e sempre, projecto esse contentamento sobre os outros, já que a minha envolvente de trabalho é ideal para a criação, com frondosas árvores e bestiais animais. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chave

(1) Marcus Vitruvius Pollio, arquitecto romano que estabeleceu: “utilitas, venustas e firmitas”, como os três pilares fundamentais da arquitectura.
(2) Taliesin - aldeia/ atelier idealizada e construída por FLW, o mestre Frank Lloyd Wright e que agora jaz como um sonho em ruínas. Távora chorou perante o ideal em decadência que encontrou.
(3) Belgais - empreendimento em Castelo Branco dedicado às artes, montado por Maria João Pires, nossa pianista.

Imagem - Detalhe de jardim em Shanghai, Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário