20061213

\'+\+\''+\'\+'\+

BLOQUEIA

Bloqueia neste fim de tarde este portátil de merda em que trabalho acerrimamente! Reinicio e coloco a pinchar Special Cases dos Massive! Tenho que sacar Lionel Ritchie e Tenacious D.

Falta-me ver a expo do Gonçalo Byrne, será aquela que está no CCB? Sei que ainda permanece aí a Habitar Portugal... Ainda no edifício do Vittorio Gregotti e Manuel Salgado vou ver hoje o espectáculo de Novo Circo da Companhia 111 : Plus ou Moins L' Infini.

No FDS passado vi as expos na Gulbenkian CAMJAP : 

1 Pedro Cabrita Reis
2 Fernando Calhau
3 Book Cell Project, Matej Krén 
4 Amadeo de Souza Cardoso

1 Falta algo à instalação do Cabrita Reis, será o desligar aparente do espaço envolvente? Já lhe vi instalações bem mais conseguidas e o certo é que a minha preferida continua a ser a instalada no Pátio da Inquisição em Coimbra. 

2 Fantásticos estudos e gráfico-evoluções de FCalhau. O fim é o melhor, com desenhos que se nos aparentam massacrar o papel e são ilusões puras. Pronto, eu gosto sempre de desenhos e de experimentação. Encontrei similaridades com Antoni Tàpies, a nível de simbologia - semiologia. 

3 Surpreende no momento da vertigem. Será um crime literário amarrar e perfurar tantos livros por atacado? 

4 Fui a ver Amadeo - essa máquina de pintar do início do século passado - num domingo. Apanhei com uma avalanche de gente curiosa em tragar arte, o que me contenta; atrapalham-me é a visão sobre os quadros; dão-me encontrões quando quero parar e falam quando pretendo apenas contemplar. Acha, arte gratuita equivale a moles de gente em corropio.

Sobre a expo tenho a dizer que detestei que não existissem informações adicionais sobre os quadros e sobre o percurso do artista; que pelo meio tenham atirado obras de outros artistas - que, embora encontre paralelismo na linguagem e cronologia , atrapalham a escorreita percepção da pesquisa de Amadeo; que não exista um percurso ou percursos de exposição definidos, mas sim um emaranhado de divisórias dispostas ao calha que nem possibilitam criar um próprio caminho e ainda o diminuto espaço de circulação que entope num Domingo como este.

Dr Divago

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foto - de Shanghai, Setembro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário