20060706

89|ª`|ª^ª^^

29052006 

Hoje decidi escrever em catadupa, em catarse de fim de tarde: estou em Lisboa, neste preciso momento sem ninguém com quem estar, pontualmente sem nada para fazer e, numa pausa merecida e forçada no mundial da alemanha - sem jogos para assistir. Assim, me assiste a vontade de escrever umas linhas sobre alguns temas da actualidade que me têm comido a moleirinha, e, como gosto de escrever sobre assuntos actuais... Now, with no further ado.

1 sobre Timor Lorosae
2 Mundial

1 sobre Timor Lorosae

Já andava há uns tempos para debitar uns pensamentos sobre o “nosso” Timor Leste mas esperei até agora para ver até onde a situação ia, se recrudescia a violência no território ou se passava (se amainava) a tempestade e os humores. Como veio a bonança fiquei tranquilo, mas se depois da intempérie chega a calmaria também depois desta é de esperar o retorno da borrasca.

Foi o que aconteceu com as declarações de Mari Alkatiri depois da sua forçada demissão e do ajuntamento de uma multidão de 15 mil pessoas (números da 2:; a SIC falava em 10 mil) para o apoiar, o que fazia prever mais violência assim que este grupo entrasse na capital. Ainda não vi as notícias hoje por isso não sei o que aconteceu entretanto, se a multidão desmobilizou, ou pelo contrário, e isto é o que temo que venha a acontecer, os partidários do ex-primeiro ministro entraram em díli e prosseguiram com a táctica da guerrilha e da terra queimada.

Há sempre questões que ficam penduradas em situações tão complexas como a que se vive agora em timor e as quais parece que ninguém se digna a responder, divagando por fait divers. Há umas quantas que ficaram a vogar no éter da minha incredulidade e que gostava que fossem respondidas para repousarem a minha ignorância e insatisfação.

São estas questões que me atormentam:

Como pode Xanana chantagear, na impossibilidade legislativa de o demitir, o primeiro ministro de um país que é ainda uma democracia ameaçada e que precisa, acima de tudo, de estabilidade política, baseado numa notícia saída num jornal australiano?

Foi essa reportagem fidedigna e essas acusações comprovadas?

Qual o interesse australiano em Timor e qual a verdade dentro do rumor de participação activa do governo australiano no levantamento militar?

Como permitiu o governo timorense a entrada das forças militares australianas dentro do espaço soberano nacional quando o ideal seria uma task force policial militarizada coordenada pela onu (como de resto, se constituiu a intervenção portuguesa, com os paramilitares do GOE)?

E porquê esta rápida movimentação militar australiana, indicando que já saberiam de antemão o despontar deste pseudo coup de êtat?

Respondam por favor.

2 Mundial

É histórica a participação portuguesa neste Mundial! É a segunda vez que estamos neste patamar de qualidade futebolística e entre as quatro melhores selecções do mundo. Das caminhadas gloriosas mas não vitoriosas de 66, de 84, de 2000 e de 2004 e pela menor distância entre estas 2 últimas (intercaladas pelo desastre de 2002) perfilam-se vitórias firmadas nos próximos tempos – e a isto se chama evolução – e juntando títulos mundiais e europeus de séniores aos dois títulos de esperanças. 

Vejo neste momento o desenrolar do jogo entre Portugal e França (um dos nossos carrascos) e espero que vençamos para tornar 2006 o ano da vitórias autênticas de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário