20060705

/()())(/()=()=

VAMOS LÁ PÔR BOLAS (PONTOS) NOS IS 

e isto a propósito das picardias entre os lusos e os brasucas na net relacionadas com futebol e que soltaram questões antigas

o maior erro que se pode fazer quando se comentam outros povos é generalizar. existe uma minoria portuguesa que odeia brasileiros (e quaisquer outros povos) e há brasileiros que odeiam portugal por motivos históricos.

mais que conheço as banais anedotas sobre os portugas e sei-as regulares no brasil, mas em portugal existem outras tantas a malhar nos brasucas! há, sobretudo, que ter humor.

que estes sentimentos (de jocosidade generalizada, de ódio por parte de uma minoria) definam o pensar de um povo está absolutamente errado, como é erróneo também pensar que por sermos apodados de povos irmãos, devemos ser devedores da mais pura e franca gratidão (da parte brasileira) e da mais justa e fraterna subserviência (da parte portuguesa). 

eu prefiro pensar que todos os povos do mundo são nossos irmãos, em que os brasileiros se afiguram como um irmão mais próximo - mais novo mas mais possante e mais íntimo e amado - mas isso não é garante de que, quando necessário, puxe mais pelo meu país do que pelo brasil. e não existe sensibilidade entre (países) irmãos no que concerne ainteresses económicos, bélicos, comerciais e estratégicos.

tenho orgulho de que o brasil fale português (e os seus 180 milhões de habitantes tornam a nossa língua a 6ª do mundo) e tenha profundos laços históricos com portugal - dele veio e dele descendem ainda muitos dos brasileiros actuais. considero o brasil uma das potências mundiais porvir. 

tanto me orgulho do brasil de hoje como me envergonho grandemente das falhas do passado, das perseguições aos povos ameríndios, do desbaste da riqueza brasileira, das inconsequentes imposições evangélicas e das destruidoras incursões dos bandeirantes. 

não é possível eliminar a história que foi mal escrita, mas a história de agora e a que virá, está a ser escrita neste preciso momento e cabe-nos a nós redimirmo-nos de erros antigos. esqueçamo-nos, então, dos ódios ridículos.

eu amo o brasil e venero portugal. eu amo o futebol brasileiro e considero-o genial. eu sigo o futebol português avidamente e considero-o uma promessa. e portugal deve muito a todos os brasileiros que cá jogaram e jogam e treinam, pois nos fizeram evoluir - com isto expresso toda a minha gratidão. mas é redutor afirmar que é a scolari, assim como a otto glória no seu tempo, que se deve exclusivamente a caminhada vitoriosa de portugal. 

deve-se é a um conjunto de factores que se juntaram às sublimes capacidades de chefia destes dois técnicos: 

um grupo de jogadores experientes, capazes, lutadores e ambiciosos 
uma caminhada de vitórias anteriores a cada um dos campeonatos

neste mundial de agora juntaram-se as últimas glórias da "geração de ouro" com novas promessas que cresceram a ver esses jogar e o grupo vem na esteira de outros que estiveram nas meias finais do europeu de 1984, que ficaram em terceiro no europeu de 2000 e em segundo no europeude 2004 e que ganharam dois títulos mundiais de esperanças

aos portugas inflamados digo:

os brasileiros não são arrogantes na generalidade, são expansivos e extrovertidos e ainda bem
a selecção canarinha não é mais nem menos beneficiada nas competições do que outras 
5 títulos no campeonato demonstram a sua craveira de genialidade desportiva

este campeonato não demonstrou o que a equipa brasileira consegue fazer, mas todas as equipas têm um momento não

aos brasucas inflamados digo:

portugal não tem títulos maiores porque ainda está em crescimento no futebol, mas parece estar a caminhar bem
a selecção tem algumas glórias (3º lugar no mundial de 66 e pelo menos o quarto no de 2006, 2 terceiros lugares e um segundo no europeu) também 
em clubes portugal tem diversos triunfos (4 títulos europeus, 1 taça uefa, 1 taça das taças, 1 supertaça europeia, 1 taça intercontinental)
os brasileiros não são maltratados em portugal pela maioria dos portugueses, o que se passa é que existe uma minoria de anormais que atacam todos os estrangeiros

abraços portugueses aos brasileiros meus bons amigos

1 comentário:

  1. Anónimo07:12

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar