20070108

_____ _____ _

EXPLORAÇÃO URBANA

Estão lançadas as bases para a formação do grupo de exploração urbana de Coimbra, içadas as bases e reunidas as vontades, faltam alguns detalhes para começar então, verdadeiramente a exploração urbana. Nome do grupo, lista de objectivos urbanos e formatação destes em suporte fixo e manuseável.

Nome: Entre_CBR

Com siglas é mais fácil a identificação. E com o Entre como prefixo, passa a ideia de convite a visitar estes locais, de entrar em Coimbra sob um guia alternativo oposto ao vendido aos turistas de 2 dias: o de uma Coimbra sólida, perene e “limpa”, sempre existente.

Objectivos urbanos em Coimbra: compilar lista dos locais a intervencionar.

Porque se trata de uma intervenção sobre a ruína/ edifício visitado; se bem que fisicamente passiva em oposição aos happenings autênticos em que a intervenção é vista e sentida e em que existe um devassamento físico do espaço envolvente. Ao retratar e capturar em fotos este património intervém-se fugazmente mas o resultado pretende-se eterno: o explorador e a sua experiência violatória são o próprio acontecimento, a intervenção prolonga-se ainda depois nos artefactos recuperados e trazidos à luz do conhecimento, objectos salvos da decrepitude a que foram abandonados e pelas fotografias tiradas e pelos filmes feitos, que se espera tenham um efeito prolongado não só para os exploradores mas para outros!

Formatação dos objectos intervencionados: reunião dos edifícios revisitados

Será sempre o objectivo final a publicação seja sobre a forma de revista, de catálogo, de guia, de livro, CD ROM ou exposição, documentando uma realidade decrépita, antiga e abandonada de uma Coimbra esquecida e passada, mas que importa conhecer e recuperar. Com o extra da diversão e saboroso gosto da intrusão praticada pelo grupo.

A partir de agora o grupo será designado por Entre_CBR e as actividades por exploratórias, intrusivas ou infiltratórias. Lançam-se os alicerces do grupo e o novo avanço espera-se para breve. Brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário